• FAQ
  • Membros
  • Pesquisar
  • Registrar
  • Entrar
Cadastrar
Esqueceu sua senha?
Bem vindo, 24/04/2018
Eu e a Finasterida
Todos assuntos para troca de informações entre novatos e experts...
96 mensagens • Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4
Novo Tópico
Responder
Exibir página para impressão
Tópico Anterior | Próximo Tópico
Índice do fórum » Calvície- GERAL » GERAL
Autor Mensagem
Dr. Milton Peruzzo
Em: 07 Jul 2016, 11:59
Dr. Milton Peruzzo postou em em: 07 Jul 2016, 11:59
Bom dia Senhores e Senhoras membros do Forum

já há algum tempo não tenho tido o prazer de estar com vocês nesse ambiente virtual.
O assunto que me traz hoje é de novo o uso oral da finasterida.

Ainda a droga mais utilizada em todo o mundo no que tange ao tratamento preventivo da AAG.

Um grande estudo realizado ano passado corrobora as informações médicas já conhecidas frente a seu mecanismo de ação,eficácia e efeitos colaterais. Os mais controversos continuam a ser os de ordem sexual, como diminuição de libido, disfunção erétil e diminuição do volume de sêmen ejaculado. Ainda não existe uma clara e definitiva explicação do porque esses sintomas ocorrem.

Nos trabalhos científicos realizados com critério acadêmico essa incidência de efeitos colaterais continua a ser descrita como em torno de 2% e que costumam desaparecer após alguns meses de uso continuado. Mais estudos estão sendo conduzidos e novos trabalhos devem sair nos próximos meses e anos e estarei acompanhando todos.

As mulheres também podem ser tratadas com finasterida , a critério SEMPRE do seu médico. O medicamento para as mulheres é “off label” e precisa de indicação e acompanhamento com orientação severa de uso de métodos anticoncepcionais seguros.

Minha experiência pessoal: Usei a finasterida por mais de 15 anos com acompanhamento de exames periódicos e nunca apresentei qualquer problema.Tenho milhares de pacientes usando e as queixas são muito poucas. Nunca vi um crash hormonal verdadeiro em minha clínica e seu índice de sucesso em termos de prevenção e melhora qualitativa dos cabelos é muito encorajador.
A maioria das queixas eram de homens mais velhos, portadores de diabetes, hipertensão, tabagistas, em uso de antidepressivos ou outros medicamentos que tem como efeitos colaterais os mesmos efeitos colaterais.

Porém, e tudo na vida tem um porém, a internet nos traz não milhares,mas milhões de informações e foram essas divulgações em mídias sociais e de Foruns como este que foram surgindo histórias de pacientes que referiam números mais expressivos de efeitos colaterais e o pior, persistentes mesmo com a descontinuidade do uso da finasterida. Faltam a essas histórias um critério médico estabelecido que comprove que esses efeitos são de fato decorrentes do uso da finasterida. O fato é que a medicina não tem uma explicação clara desses fatos e por prudência as bulas em todo o mundo estão sendo modificadas.

Irei entregar a todos os meus pacientes um termo explicativo com todas essas informações para que cada paciente se sinta de fato seguro de que ao usar esse medicamento ele tem ciência de que esses sintomas podem ocorrer e até de forma persistente, portanto sua indicação não será unilateral, ou seja, um médico impondo um tratamento e sim de uma escolha segura por parte dos pacientes.

Paralelo a isso estou sempre em busca de alternativas de uso tópico e injetável de princípios ativos que tenham nenhuma ou mínima absorção sistêmica para aumentar a segurança dos pacientes de usar algo que não traga riscos a sua saúde física e emocional.

Após interrupção de seu uso, o que percebi ao longo do tempo até hoje (57 anos), foi o processo normal de velhice afinando os cabelos(senilidade capilar) e provavelmente ainda uma certa miniaturização genética que em minhas famílias é bem agressiva.Tenho hoje um volume bem menor de cabelos que tinha ao parar a fina aos 50 anos mas não perdi todo o cabelo, o que fatalmente teria ocorrido se eu não a tivesse utilizado.
Assim que eu tiver uma pausa na correria do consultório e cirurgias vou plantar umas mudinhas na frente e na coroa :-BD

Abraços a todos,
Dr. Milton Peruzzo

Participe do forum mas não esqueça de se manter informado no meu site:
http://www.peruzzo.med.br

FAVOR NÃO ENVIAREM CONSULTAS POR MENSAGEM PRIVADA.
http://www.google.com/profiles/drperuzzo#contact
  • Responder com citação

duban
Em: 07 Jul 2016, 20:23
duban postou em em: 07 Jul 2016, 20:23
circular oficial da Merck, sobre o propecia lançada em 2013:

http://www.merck.com/product/usa/pi_cir ... ia_ppi.pdf

The most common side effects of PROPECIA include:
• decrease in sex drive
• trouble getting or keeping an erection
• a decrease in the amount of semen
The following have been reported in general use with PROPECIA:
• breast tenderness and enlargement. Tell your healthcare provider about any changes in your
breasts such as lumps, pain or nipple discharge.
• depression;
• decrease in sex drive that continued after stopping the medication;
• allergic reactions including rash, itching, hives and swelling of the lips, tongue, throat, and face;
• problems with ejaculation that continued after stopping medication;
• testicular pain;
• difficulty in achieving an erection that continued after stopping the medication;
• male infertility and/or poor quality of semen.
• in rare cases, male breast cancer.

informações da wikipédia onde se fala sobre impotência em até 18,5% dos usuários

https://pt.wikipedia.org/wiki/Finasterida
além disso:
Em Dezembro de 2008, a Agência de Produtos Médicos da Suécia concluiu uma investigação de segurança e advertiu que o uso de Finasterida 1 mg pode causar disfunção sexual irreversível. A Agência obrigou o fabricante a mudar a bula na Suécia e incluir dificuldade de obter uma ereção, que persiste indefinidamente, como possível efeito colateral do medicamento.[8] A Agência regulatória de produtos médicos e de saúde da Grã-Bretanha (MHRA) relata que dificuldade de obter uma ereção que persiste após o uso do Finasterida foi relatado à agência por pacientes e médicos.[9] Mudanças similares na bula também foram feitas pelo governo italiano. Em 2011, a Merck adicionou na bula nos Estados Unidos que existem casos reportados de "dificuldade de obter uma ereção que persiste após descontinuar o tratamento".[10]

bula da anvisa fala em 10% http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_ ... xo=1939723

POIS É.... o que ANTES era 1,8%, AGORA já se fala aqui no Brasil em 10%..e em outros países, se fala em 18,5%

no Brasil é isso que se fala:
"Apenas um pequeno número de homens (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam
este medicamento) pode sentir menos desejo de manter relações sexuais e/ou dificuldade na
obtenção de uma ereção..."
Editado pela última vez por duban em 07 Jul 2016, 23:28, em um total de 1 vez.
  • Responder com citação

George Costanza
Em: 08 Jul 2016, 12:54
George Costanza postou em em: 08 Jul 2016, 12:54
Mas e quanto ao brain fog (perda da capacidade cognitiva/de concentração)?

Esse é o único suposto efeito colateral que me assusta, penso em começar a tomar a finasterida, mas preciso do meu cérebro voando.

Gostaria de saber se fazendo um acompanhamento médico adequado eu poderia evitar o tal brain fog, e gostariam também, de saber se os exames periódicos pra saber se está tudo ok são caros. Sou universitário ainda, e tenho vergonha de dizer pros meus pais que quero tratar minha calvície ( e acho que eles também não iriam me dar grana pra isso kk), então tenho que me virar com pouco dinheiro.
  • Responder com citação

Fortes
Em: 08 Jul 2016, 14:04
Fortes postou em em: 08 Jul 2016, 14:04
flash escreveu:
Toma fina manipulada q é mais barato. E esse negocio de perda cognitiva é mito tambem.

Há quanto tempo vc usa a fina, Flash??
  • Responder com citação

Fortes
Em: 08 Jul 2016, 16:36
Fortes postou em em: 08 Jul 2016, 16:36
Tem um grupo no face que debate sobre a finasterida, e por incrível que pareça a galera de lá toma sem medo, com muito mais entusiasmo e com depoimentos super positivos em relação ao medicamento... creio que eles devem tomam sem encucar muito com os colaterais ( psicológicos ) por isso a positividade. Um ou outro apresentam, mas no geral são resultados bem animadores e até instigam a tomar. Não sei se é pq a mulecada é jovem... enfim, estou estudando ainda a possibilidade de retornar. Só irei testar primeiro o suplemento que contém o Saw Palmetto e se por acaso não vingar, volto com a fina com tudo. Depoimentos como esse do Dr. que me fazem refletir e ter coragem e encontrar essa luz de esperanças :lol:
  • Responder com citação

roger/ctba
Em: 08 Jul 2016, 23:15
roger/ctba postou em em: 08 Jul 2016, 23:15
Dr. Peruzzo,
boa noite!

Obrigado pela contribuição aqui no fórum. Uma dúvida, o que seria esses exames periódicos para acompanhar o uso da fina? se faz de mês em mês? quais exames?

Obrigado.
  • Responder com citação

roger/ctba
Em: 08 Jul 2016, 23:29
roger/ctba postou em em: 08 Jul 2016, 23:29
flash escreveu:
Uai fera, ja tem uns 5 anos. So que nesse tempo fiquei um ano sem tomar oor relaxo mesmo. Minha aag é so nas entradas e nunca pioraram desde os 20
Hj tenho 26. Tomo fina e uso minox. Tem epoca q uso o sahpoo de ceto. Cara, use finasterida. Nao fique testando outras coisas pra substituir. Olha a cagada q vc ta fazendo, ta usando um medicamento q nao tem aprovaçao cientifica e ta esperando piorar pra ver se toma fina. Nao se brinca com aag. O que piorar nao tem mais volta, entao nao espere pelo pior. Previna se. Se nao vc vai perder gatinhas por medo dos colaterais da fina.

Flash,
Vc nunca teve nenhum colateral?
  • Responder com citação
Jimmy Stewart
Em: 09 Jul 2016, 11:23
Jimmy Stewart postou em em: 09 Jul 2016, 11:23
Flash, seu idiota, para de defecar no tópico que o Dr Peruzzo abriu !!!

Finasterida ou antidepressivos podem sim causar colaterais em uma parte das pessoas, e pra concluir isso fazem pesquisa séria com grupos vastos de pessoas, com controle duplo cego, e não uma mera opinião de um sujeitinho troll irritado insatisfeito com sí mesmo como vc.

Cale a boca ou se mande daqui.

Fina oral diária. Duta oral 1x semana. Gel tópico de duta lipossomado .
Minoxidil com ativos
Cetoconazol shampoo dia sim dia não.

http://pics.livejournal.com/sweetphaex/pic/0021hssr
  • Responder com citação

savanahh
Em: 09 Jul 2016, 22:07
savanahh postou em em: 09 Jul 2016, 22:07
Achei interessante o relato do dr. Peruzzo e ao mesmo tempo um pouco preocupante.

Preocupante porque pode passar para os menos atentos a ideia de que a finasterida é um "medicamento" que possui certa segurança-controle, que o risco (e se tiver) é pequeno, e acredito que não seja assim. Muito o contrário.

Assino embaixo ao que o Duban escreveu aqui, e tudo quanto é relatado em tópicos quanto aos males "ou possíveis males" gerados por essa droga.

Por curiosidade, em minha cidade por exemplo tenho conhecimento de alguns médicos que não estão mais receitando finasterida para os pacientes, possuem receio em receitar.
Como o dr. colocou, ainda não se sabe os meios de ação para que essa droga aja na parte sexual das pessoas.

O relato do flash favorável à finasterida de certa forma é incômodo, pois como ele disse, faz uso de antidepressivo.

Quanto aos estudos em humanos, penso que são de fato uma das melhores formas de se avaliar uma medicação, contudo tem que ser algo realmente bem realizado, envolvendo grande número de pessoas, período de uso grande e pequeno entre outros importantes fatores. Quanto aos colaterais ou possíveis colaterais, não deve haver um direcionamento específico para a parte sexual (como parece que foi o foco de alguns estudos antigos), e sim para todo o organismo - corpo/mente.
limitetr uguai
  • Responder com citação

matocito2
Em: 09 Jul 2016, 23:12
matocito2 postou em em: 09 Jul 2016, 23:12
Tava assistindo o filme "Um homem entre gigantes" e achei a estória parecida com a da finasterida! :mrgreen: :mrgreen:

A partir de 29/01/2016

- Minoxidil 5% 2x ao dia;
- Shampoo Cetoconazol 2% dia sim dia não;
- Shampoo Alpecin todos os dias;
- Dermaroller dia sim dia não;

- Óleo de côco extra virgem 1 colher de sopa 1x ao dia;

• Responder com citação

roger/ctba
Em: 09 Jul 2016, 23:12
roger/ctba postou em em: 09 Jul 2016, 23:12
Tbm gostaria de saber se o Dr. teve o colateral do sêmen aguado, pelo que pesquisei é um colateral típico de quem faz uso da fina.
  • Responder com citação
mowiehowie
Em: 10 Jul 2016, 15:40
mowiehowie postou em em: 10 Jul 2016, 15:40
Eu usei finasterida diariamente por 4 anos, e tive otimos resultados na calvicie. Eu nao tive baixa de libido, mas o semén era mais aguado.

Porem no inicio do 5o ano, eu tive uma severa depressão com picos de ansiedade e paranóia.
Obvio que nao tenho como dizer que a causa foi a finasterida, pois houve eventos de estresse. Mas estes eventos foram estressantes muito mais pela forma como eu lidei com eles (ou os percebi) do que de fato eles eram. O psiquiatra no entanto achou por bem retirar o medicamento.
Agora já faz mais de 2 anos que estou sem finasterida, e sim, perdi muito cabelo, estou tentando usar minoxidil mas nao me adapto, porque o aspecto do meu cabelo fica horrivel, tanto com a solução em espuma quanto com a solução alcoolica.

Aí, também estou na dúvida cruel se volto ou não a tomar finasterida. A dermatologista que consulto me deu a opção de utilizá-la.
"As pessoas querem tanto que lhes digam o que fazer, que escutam a qualquer um."
  • Responder com citação
mowiehowie
Em: 11 Jul 2016, 20:32
mowiehowie postou em em: 11 Jul 2016, 20:32
fazia tempo que nao entrava no forum, mas ja vi que temos nosso novo h3llb0y :?
"As pessoas querem tanto que lhes digam o que fazer, que escutam a qualquer um."
  • Responder com citação
Jimmy Stewart
Em: 12 Jul 2016, 21:01
Jimmy Stewart postou em em: 12 Jul 2016, 21:01
Não respeito trolls que foram banidos pelo administrador e voltaram na cara de pau com falso nick, como vc fez. Não respeito quem fala asneira que pode prejudicar o andamento e seriedade do fórum.
E nesse tópico vc fez por merecer, ao falar como se fosse dono supremo da verdade, e sem base lógica, prejudicando o tópico do Dr.

flash escreveu:
Só pq eu tenho um jeito descontraido de falar vcs estao assim. Defecando no topicos dos outros é vc jimmy. Que do nadaa arma uma baixaria e um barraco desvirtuando a pauta. Deve aprender a respeitar.

Minoxidil com ativos

• Responder com citação
Jimmy Stewart
Em: 13 Jul 2016, 17:01
Jimmy Stewart postou em em: 13 Jul 2016, 17:01
Critico as falcatruas na medicina.

Fique na sua seu troll. Vc só trás desordem pra esse fórum, só fala besteira desde que entrou.

flash escreveu:
Olha só qm fala! O cara mais arrogante do forum q fica cagando regra e criticando de maneira baixa até a comunidade médica. Desce do salto carinha.

Minoxidil com ativos

• Responder com citação

MasterVedita
Em: 14 Jul 2016, 10:42
MasterVedita postou em em: 14 Jul 2016, 10:42
Tenho uma pergunta para o Dr.

" Usei a finasterida por mais de 15 anos com acompanhamento de exames periódicos e nunca apresentei qualquer problema."

Doutor, pelo que entendi do seu relato, vc não está mais tomando finasterida? Qual seria o motivo?
++++++++++++++++++++++++

Intradermoterapia Capilar
Minoxidil com ativos 2x ao dia

++++++++++++++++++++++++
  • Responder com citação
admin
Em: 14 Jul 2016, 10:48
admin postou em em: 14 Jul 2016, 10:48
Ele tem 57 anos e parou de usar qd tinha 50.Ele diz que após os 50 o risco de miniaturização fica muito baixo.
Nota: Nós não toleramos linguagem ofensiva ou ataques pessoais a outros foristas. Links de marketing,de clínicas,médicos ou anúncios comerciais serão eliminados.Os que insistirem serão banidos.
  • Responder com citação

roger/ctba
Em: 17 Jul 2016, 17:22
roger/ctba postou em em: 17 Jul 2016, 17:22
MasterVedita escreveu:

" Usei a finasterida por mais de 15 anos com acompanhamento de exames periódicos e nunca apresentei qualquer problema."

Doutor, pelo que entendi do seu relato, vc não está mais tomando finasterida? Qual seria o motivo?

Amigo,

que exames periódicos seriam esses?
  • Responder com citação

MasterVedita
Em: 17 Jul 2016, 18:33
MasterVedita postou em em: 17 Jul 2016, 18:33
roger/ctba escreveu:
MasterVedita escreveu:

Amigo,

Roger, não sei q exames periódicos seriam estes.

Foi uma afirmação do Dr. Sou paciente dele, mas não faço uso do finasterida, visto que meu tratamento ainda não apresentou piora.

Porém, acredito que devam ser exames para verificar a função hepática e hormonal.
++++++++++++++++++++++++

Intradermoterapia Capilar
Minoxidil com ativos 2x ao dia

++++++++++++++++++++++++
  • Responder com citação
admin
Em: 18 Jul 2016, 09:31
admin postou em em: 18 Jul 2016, 09:31
• Hemograma completo
• Testosterona livre e total
• DHT
• Estradiol
• 3-Alfa-androstenediol glucoronídeo
• Prolactina
• TGO
• TGP
• Gama GT
• Bilirrubinas
• T4 livre
• TSH
• Progesterona
• Ferritina
• Zinco
• Magnésio
• Selênio
• PSA livre e total
• Ferro
• ácido fólico
• vit B12
Nota: Nós não toleramos linguagem ofensiva ou ataques pessoais a outros foristas. Links de marketing,de clínicas,médicos ou anúncios comerciais serão eliminados.Os que insistirem serão banidos.
  • Responder com citação

Fortes
Em: 18 Jul 2016, 13:26
Fortes postou em em: 18 Jul 2016, 13:26
MasterVedita escreveu:
roger/ctba escreveu:
MasterVedita escreveu:

Amigo,

Roger, não sei q exames periódicos seriam estes.

Foi uma afirmação do Dr. Sou paciente dele, mas não faço uso do finasterida, visto que meu tratamento ainda não apresentou piora.

Porém, acredito que devam ser exames para verificar a função hepática e hormonal.

Qual seu tratamento, Master???
  • Responder com citação
Dr. Milton Peruzzo
Em: 19 Jul 2016, 10:42
Dr. Milton Peruzzo postou em em: 19 Jul 2016, 10:42
Sim, tenho 57 anos,boa saúde e faço 1 a 2 x ao ano uma série de exames e controles hormonais.
Desde o início do uso da finasterida aos 35 anos até os 50 anos sempre controlei esses exames e nunca apresentei qualquer tipo de alteração,seja no exames ou física.
Há 7 anos parei a fina oral,mas mantenho a fina tópica e injetável ( essa a cada 30 dias).Normalidade dos exames e ausência de sintomas mantidos nesse período.
Gente, isso é uma opção pessoal e não uma imposição médica. O paciente deve ter essa liberdade de escolha de fazer ou não o tratamento. O que ocorre é que infelizmente temos poucas opções na substituição deste medicamento.
Tenho apenas frisado mais esse tema aos meus pacientes para que com mais informações e controles periódicos estes se sintam seguros ( ou não ) para fazer o tratamento.
Nunca se automediquem.
Abraços,
Dr. Milton Peruzzo
Participe do forum mas não esqueça de se manter informado no meu site:
http://www.peruzzo.med.br

FAVOR NÃO ENVIAREM CONSULTAS POR MENSAGEM PRIVADA.
http://www.google.com/profiles/drperuzzo#contact
  • Responder com citação
Próximo

Responder

96 mensagens • Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4

Voltar para GERAL

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes
© - Todos os direitos reservados